Alimentos viciantes

0 22

Muitas vezes vem aquela vontade quase incontrolável de comer um alimento específico. Já passou por isso? O corpo pede por determinados alimentos. Isso acontece porque alguns deles tem substâncias altamente viciantes em sua composição.

Açúcar, gordura, farinha e sal são alguns dos elementos mais viciantes, presente em diversos alimentos irresistíveis. Entre os dez mais viciantes estão: sorvete, chocolate, doces, frituras e pães.

O sorvete é rico em triptofano (aminoácido que relaxa o corpo), gorduras saturadas e açúcar, que gera energia rapidamente para o cérebro. Esse alimento contêm densidade calórica alta e pode promover a obesidade e processos inflamatórios, como artrites.

Os doces geram uma sensação de amparo psicológico e estimulam uma formação exagerada de radicais livres. O chocolate então tem quase o mesmo poder de relaxamento que alguns medicamentos psiquiátricos, devido à junção do leite e cacau.

O chocolate se consumido até 10 à 30 gramas por dia não traz nenhum malefício, mas em grandes quantidade pode gerar obesidade e aumento de gordura no sangue.

Já as frituras, principalmente a batata frita, contém o trio dos vícios: gordura, sal e açúcar. Esses elementos podem gerar problemas no fígado, hipertensão e diabetes.

As massas são altamente apaixonantes, mas trazem um grande problema: a farinha branca. Além do carboidrato em excesso, que libera muita insulina, podendo gerar diabetes e problemas no fígado.

O pão branco também é também rico em farinha, que é digerida muito rápido, fazendo com que a sensação de saciedade não dure muito. Come-se além do necessário e ganha-se gordura corporal.

Todos esses alimentos podem ser substituídos por alternativas mais saudáveis como: cereais integrais, (aveia e trigo); alimentos ricos em potássio; e alimentos ricos em fósforo.

A farinha pode ser substituída por carboidratos integrais, como pães integrais. Consumir vegetais ricos em sódio, como o nabo, em forma de suco detox, também ajuda.

Juntar alimentos ricos em gorduras vegetais, como as castanhas, com algum carboidrato integral e proteína do leite, como um queijo, substitui bem a sensação de bem estar produzida pelos alimentos viciantes.

Similar articles

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Onde estamos

Av. Paulista, 326 - Conj. 35
São Paulo - SP
(próximo a estação Brigadeiro do Metrô)

Atendimento

Tel: 3266-4848

medibel@medibel.com.br